Atualidade

21 Jul. 2021

As possibilidades terapêuticas para a psoríase moderada a grave têm aumentado ao longo dos últimos anos com o surgimento de dados de ensaios clínicos e a aprovação de novos biológicos. Num artigo de revisão publicado no American Journal of Clinical Dermatology, os autores avaliam dados de eficácia e segurança de diversos biológicos aprovados para o tratamento da psoríase e fazem recomendações baseadas na evidência para o tratamento de doentes com comorbilidades e para populações especiais.

 
21 Jul. 2021

A 8 de julho assinala-se o Dia Mundial da Alergia, uma iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Mundial da Alergia (OMA), com o objetivo de alertar as populações para a importância do diagnóstico e tratamento devido das doenças alérgicas.

07 Jul. 2021

Uma investigação do Massachusetts General Hospital recentemente publicada na revista científica JAMA Dermatology analisou as reações cutâneas às vacinas contra a COVID-19, pretendendo apurar se estas justificam adiar a segunda dose.

07 Jul. 2021

Dados de um estudo recentemente publicado na revista JAMA Dermatology sugerem que os outcomes de gravidez em mulheres com psoríase moderada a severa expostas a agentes biológicos são semelhantes aos de mulheres com psoríase expostas a agentes não-biológicos.

07 Jul. 2021

Leia o testemunho de Annelise Roennow, doente com esclerose sistémica cutânea limitada durante 14 anos, no âmbito do Dia Mundial da Esclerodermia, assinalado a 29 de junho.

07 Jul. 2021

A propósito do Dia Mundial da Esclerodermia, assinalado a 29 de junho, leia a opinião do Dr. J. A. Melo Gomes sobre esta patologia rara e como a mesma não deve impedir o doente de realizar os seus sonhos e de viver com qualidade.

23 Jun. 2021

Segundo um estudo da Global Coalition for Melanoma Patient Advocacy, criada para dar voz a estes doentes, um em cada cinco melanomas ficou por diagnosticar em 2020. Estima-se que mais de 270 casos não tenham sido diagnosticados em Portugal.

23 Jun. 2021

Reações cutâneas após as vacinas de RNA mensageiro (RNAm) contra a COVID-19 foram descritas nos ensaios clínicos das vacinas da Pfizer/BioNTech (BNT162b2) e da Moderna (mRNA-1273), mas estas não foram completamente caracterizadas e não foi descrito se sujeitos com reação após a primeira dose também tiveram reação com a segunda dose. Um estudo de registo recentemente publicado na revista Journal of the American Academy of Dermatology avaliou a morfologia e cronologia das reações cutâneas após vacina de RNAm contra a COVID-19, chegando à conclusão de que estas são em geral reduzidas e autolimitadas, não devendo por isso desencorajar e vacinação.

09 Jun. 2021

“O risco não dá folga a quem trabalha ao sol” é o mote da campanha da Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo (APCC) e da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) para dar continuidade ao Dia do Cancro da Pele, que decorreu a 19 de maio. A iniciativa “De sol a sol”, que tem a Feira Nacional de Agricultura como primeira paragem, entre 9 e 10 de junho, pretende alertar para os riscos da exposição solar excessiva decorrente de atividades profissionais no exterior, comunicar formas de prevenir o cancro da pele e incentivar o seu diagnóstico precoce.

09 Jun. 2021

Uma sessão plenária do encontro anual GRAPPA (Group for Research and Assessment of Psoriasis and Psoriatic Arthritis) 2020 foi dedicada a perspetivas sobre o efeito da pandemia de COVID-19 nos doentes com psoríase e artrite psoriática e nos seus médicos. Os resultados foram publicados na revista The Journal of Rheumatology.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

PUB

Apoio

Medinfar

 

My Dermatologia é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio do Grupo Medinfar.