Atualidade

11 maio 2022

Em doentes com alopecia areata moderada a grave que participaram no ensaio clínico de fase 2a ALLEGRO, resultados das avaliações médico e auto-relatadas mostraram melhorias significativas dos doentes sob tratamento ativo, de acordo com os achados do estudo publicado no Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology.

11 maio 2022

De acordo com os resultados do estudo publicado no jornal Frontiers in Medicine, o tratamento para a rosácea com laser de contraste pulsado (pulse dye laser, PDL) é tão eficaz quanto o tratamento com o laser do tipo Neodymium:Yttrium-Aluminum-Garnet (Nd:YAG).

11 maio 2022

O uso de branqueadores de pele com substâncias como a hidroquinona, proibida nos cosméticos, tem sido utilizado de forma indiscriminada e sem acompanhamento médico. Esta é uma substância que aumenta o risco de cancro e, por essa razão, apenas os medicamentos a podem conter, refere a Dr.ª Leonor Girão, responsável pelo Grupo Português de Dermatologia Cosmética da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV).

27 Abr. 2022

O futuro do tratamento da psoríase poderá estar nas células estaminais mesenquimais, pela sua capacidade de regular o sistema imunitário. Estas células constituem uma possível alternativa aos tratamentos atualmente disponíveis, incapazes de prevenir recaídas, e cujo uso prolongado pode conduzir a efeitos secundários.

27 Abr. 2022

De acordo com um novo estudo observacional, pessoas com 50 ou mais anos que tiveram COVID-19 têm um risco 15 % maior de desenvolver herpes zoster em comparação com quem não foi diagnosticado com COVID-19. O estudo foi publicado no Open Forum Infectious Diseases da Sociedade de Doenças Infecciosas da América.

13 Abr. 2022

Segundo uma revisão sistemática que utilizou múltiplas ferramentas de avaliação crítica, a maioria das guidelines sobre gestão da psoríase de prática clínica publicadas desde 2015 não cumpriram consistentemente critérios para uma classificação de alta qualidade.

13 Abr. 2022

Uma vacina não-viva recombinante contra o herpes zoster, com adjuvante, administrada por via intramuscular em duas doses, já está disponível em Portugal. Esta vacina já está aprovada para prevenir o herpes zoster, vulgarmente conhecido como zona, em adultos com idade igual ou superior a 50 anos, bem como em adultos com idade igual ou superior a 18 anos em risco acrescido para esta patologia, devido a imunodeficiência ou imunossupressão causada por doença ou terapêutica. A vacina tem, igualmente, indicação para a proteção contra a nevralgia pós-herpética (NPH), a complicação mais comum.  

30 Mar. 2022

Cerca de 183 dermatologistas e 322 doentes com psoríase foram inquiridos no âmbito de um estudo, publicado no início do ano no JAMA Dermatology, que procurou conhecer as perspetivas dos especialistas e dos doentes quanto às estratégias de prevenção da doença cardiovascular (DCV).

30 Mar. 2022

A abordagem tradicional da Dermatologia para tratar as condições inflamatórias crónicas da pele tem sido o acompanhamento da evolução da doença, começando com tratamento tópico e escalando para a imunossupressão sistémica à medida que a doença progride. Contudo, o artigo de revisão de Carter LM et al. (Journal of Investigative Dermatology 2021) apresenta as evidências de um potencial benefício para uma intervenção intensiva mais precoce.

16 Mar. 2022

Todos os anos chegam à consulta de doença de Hansen no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, casos de doentes com lepra provenientes de países onde a doença é endémica como o Brasil, Bangladesh, índia ou Nepal. Apesar de a já praticamente não existir em Portugal, vão aparecendo alguns casos de imigrantes no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC).

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

PUB

Apoio

Medinfar

 

My Dermatologia é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio do Grupo Medinfar.