Atualidade

14 Abr. 2021

Desde o final de março que o sul de Portugal continental dispõe do Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) de Dermatologia, no Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, que pretende melhorar a resposta a doentes com problemas dermatológicos. Segundo a unidade, o Serviço de Dermatovenereologia tornou-se o primeiro CRI do país na área da Dermatologia.

14 Abr. 2021

Mutações de perda de função no gene da interleucina (IL)-36 IL36RN estão associadas com psoríase. A importância das armadilhas extracelulares de neutrófilos, estruturas em forma de rede compostas de DNA de neutrófilos, na patogénese da psoríase, é ambígua. Num artigo publicado na revista Scientific Reports, os autores procuraram clarificar o papel da sinalização de armadilhas extracelulares de neutrófilos na deficiência de antagonista do recetor de IL-36.

30 Mar. 2021

Um grupo de investigadores norte-americanos identificou um conjunto de doentes que apresentavam manifestações dermatológicas de longa duração, após terem sido infetados com o vírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19. Os resultados foram divulgados no estudo “Long COVID in the skin: a registry analysis of COVID-19 dermatological duration”.

17 Mar. 2021

Com o aumento da pressão hospitalar causada pela primeira vaga da pandemia, uma equipa de dermatologistas espanhóis analisou 666 doentes COVID-19 e concluiu que mais de 25% apresentava alterações na mucosa oral, úlceras bucais, língua dilatada com marcas dos dentes, sensação de ardor e inflamação da língua — novos sintomas que podem ajudar na deteção da doença.

17 Mar. 2021

A vacina da Moderna contra a COVID-19, doença provocada pelo SARS-CoV-2, pode causar uma reação dolorosa no braço até 11 dias após a toma. O alerta foi dado num artigo publicado no New England Journal of Medicine, apelidando o efeito secundário de “braço de COVID”.

17 Mar. 2021

“How does eczema impact life decisions for caregivers and families?” é o ponto de partida do estudo lançado pela Global Parents for Eczema Research (GPER), que, em colaboração com a Cardiff University, pretende perceber o impacto do eczema nas decisões de vida das famílias e cuidadores.

03 Mar. 2021

Um quarto dos doentes com COVID-19 sofre de queda de cabelo nos primeiros seis meses após a doença, sendo certo que as mulheres estão mais predispostas ao problema. A informação foi dada num novo estudo, publicado na revista científica The Lancet, que procurava analisar os sintomas a longo prazo provocados pela COVID-19.

03 Mar. 2021

O Grupo Português para o Estudo da Psoríase (GGP), da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), emitiu novas recomendações nacionais para o tratamento da psoríase. Publicadas no European Journal of Dermatology, abordam várias questões clínicas emergentes durante a gestão e cuidado da psoríase com terapêutica biológica baseada nas evidências científicas disponíveis.

03 Mar. 2021

A Associação Melanoma Portugal (AMP) é uma associação sem fins lucrativos com a missão de melhorar a situação das pessoas que sofrem desta doença, permitindo, a quem necessitar ou pretender, o acesso a toda a informação útil.

17 Fev. 2021

Um estudo realizado durante o período estival, no Brasil, verificou que o impacto da psoríase vai muito além das lesões cutâneas e eventuais problemas nas articulações. Cerca de 62% dos doentes com psoríase naquele país deixam de expor os corpos na praia ou nas piscinas devido à vergonha e baixa autoestima causada pelas manchas na pele. Esta é uma das principais conclusões do “Relatório sobre Pacientes com Psoríase – Brasil”, realizado pela HSR Health.

Os internos têm a palavra

Agenda News Farma

PUB

Medinfar

Apoio

Medinfar

My Dermatologia é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio do Grupo Medinfar.