Entrevistas

O papel das macroalgas na regeneração da pele
Prof.ª Doutora Paula Coutinho
14 Abr. 2021

No âmbito do projeto Algalup, envolvendo a colaboração entre instituições portuguesas e galegas, o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) está a analisar os benefícios das macroalgas na biomedicina e na cosmética, particularmente no processo de cicatrização e de regeneração da pele. Em conversa com a My Dermatologia, a Prof.ª Doutora Paula Coutinho, investigadora e docente na Escola Superior de Saúde do IPG, adiantou alguns dos resultados desta parceria transfronteiriça, assim como os benefícios das macroalgas na terapêutica da pele e do sistema imunitário. Veja o depoimento em vídeo.

“Hoje em dia, as patologias ungueais já não são o parente pobre da Medicina”
Dr.ª Rita Guedes
14 Abr. 2021

As unhas podem dar mais pistas sobre o que se passa no nosso organismo do que aquilo que julgamos. De facto, o que pensamos ser uma simples onicomicose pode revelar-se algo muito diferente. Para esclarecer estas e outras questões, relacionadas com as patologias das unhas mais comuns e quais os cuidados a ter, a My Dermatologia ouviu quem sabe. No caso, a Dr.ª Rita Guedes, coordenadora do Grupo Português de Tricologia da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) e assistente hospitalar de Dermatologia no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, onde é responsável pela consulta de Faneras (cabelos e unhas). Assista ao vídeo.

COVerskIn-D: proteger a pele dos que se protegem da COVID-19
Prof.ª Doutora Joana Marto
30 Mar. 2021

Proteger a pele dos profissionais de saúde que está sujeita a várias agressões provocadas pelo uso prolongado de equipamentos de proteção individual (EPI). Eis o propósito do projeto “COVerskIn-D: o dispositivo para prevenção das lesões cutâneas causadas por EPI”, que nasceu na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), foi pensado no âmbito da COVD-19 e distinguido pela Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH), na sessão de encerramento do APFH Immersive Virtual Congress – 30 Anos a Criar Valor, com o Prémio APFH 2020 de Melhor Poster.

Associação Melanoma Portugal: “Unir os doentes é o nosso grande objetivo”
Dr.ª Natacha Vaz Liti
30 Mar. 2021

“Queremos, acima de tudo, juntar as pessoas, que elas saibam que estamos cá; que o diagnóstico de melanoma é difícil, mas que se ultrapassa; que há opções terapêuticas; e que há pessoas que passaram pelo mesmo e estão curadas”. É com esta mensagem de “esperança e apoio” que a Dr.ª Natacha Vaz Liti, presidente da Associação Melanoma Portugal (ASMLNPT), descreve o principal objetivo da recém-criada associação de doentes. Em conversa com a My Dermatologia, a responsável adianta ainda os desafios da instituição, assim como aquilo que a motivou a criar uma rede de apoio para doentes com melanoma em Portugal. Assista ao vídeo.

“As pessoas não sabem que os dermatologistas tratam das patologias do cabelo”
Prof.ª Doutora Rubina Alves
17 Mar. 2021

A afirmação é categórica: “As pessoas não sabem que os dermatologistas tratam das patologias do cabelo, que estas têm tratamento e que há bons resultados; obviamente que depende de patologia para patologia, mas, de um modo geral, há muita coisa que se pode fazer”. Quem o diz é a Prof.ª Doutora Rubina Alves, coordenadora do Grupo Português de Tricologia da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV). Em conversa com a My Dermatologia, a especialista esclareceu os objetivos do grupo, assim como a função da Tricologia dentro da Dermatologia.

GPDP: fonte de conhecimento e de divulgação do saber
Dr.ª Eduarda Osório Ferreira
17 Mar. 2021

Em conversa com a My Dermatologia, a Dr.ª Eduarda Osório Ferreira, coordenadora do Grupo Português de Dermatologia Pediátrica (GPDP), uma das secções especializadas da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), adiantou os objetivos do grupo, assim como os desafios atuais desta área perante a pandemia da COVID-19. Leia a entrevista.

Epidermólise bolhosa: “Há formas muito graves, com perda de grande parte da pele nas áreas de atrito no parto”
Dr.ª Cristina Amaro
03 Mar. 2021

No âmbito do Dia Mundial das Doenças Raras, assinalado a 28 de fevereiro, o My Dermatologia falou com a Dr.ª Cristina Amaro, corresponsável da Consulta de Dermatologia Pediátrica do Hospital de Egas Moniz, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO), sobre a epidermólise bolhosa. Esta doença genética rara caracteriza-se pelo aparecimento de bolhas e lesões na pele e nas membranas mucosas ao mínimo contacto ou fricção, podendo, nos casos mais graves, ser fatal. Leia a entrevista.

Angioedema hereditário: doença rara afeta 300 a 400 portugueses
Prof.ª Doutora Margarida Gonçalo
03 Mar. 2021

Doença rara e sem cura, caracterizada por diferentes mutações no gene inibidor do complemento (C1-INH) ou outros genes que controlam a ativação da calicreína e da bradicinina, originando angioedemas em diversos locais, o angioedema hereditário afeta cerca de 300 a 400 pessoas em Portugal. A propósito do Dia Mundial das Doenças Raras, assinalado a 28 de fevereiro, a Prof.ª Doutora Margarida Gonçalo, assistente hospitalar sénior do Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), deu a conhecer ao My Dermatologia a realidade desta doença rara e o seu impacto na vida dos doentes. Veja a entrevista.

COVID-19: “Exercer Dermatologia é mais complicado agora, dado o caráter visual desta especialidade”
Dr.ª Clarisse Rebelo
17 Fev. 2021

A propósito do Dia do Dermatologista, assinalado a 5 de fevereiro, a My Dermatologia falou com a Dr.ª Clarisse Rebelo, que salienta a dificuldade em exercer no contexto atual de pandemia. Em vídeo, a dermatologista começa por atestar a “extrema importância” da especialidade, que “abrange áreas desde a Medicina à Cirurgia”. Assista à entrevista.

"Uma manhã com a psoríase": partilhar informação para melhor gerir a doença
Eng. Jaime Melancia
03 Fev. 2021

"Procurar, mais uma vez, estar perto dos doentes com psoríase e dos seus familiares, partilhar mais informações sobre a doença e novidades em termos de tratamento". Palavras do presidente da PSO Portugal, Eng.º Jaime Melancia, sobre a 2.ª edição do evento "Uma manhã com a psoríase", que decorreu virtualmente no passado sábado, 30 de janeiro. Em vídeo, o representante da associação faz um balanço do evento. Assista à entrevista em My Dermatologia. 

Os internos têm a palavra

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

PUB

Medinfar

Apoio

Medinfar

 

My Dermatologia é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio do Grupo Medinfar.